Dificuldades de aprendizagem

 

Definição:

Embora não haja concordância entre os autores relativamente às expressões a utilizar para abranger as crianças com necessidades educativas especiais, em geral trata-se de crianças com grande discrepância entre o potencial cognitivo e a realização concreta, apresentando um conjunto de síndromas, o que leva os autores a falar de “défice metacognitivo” (falta de estratégias de aprendizagem e falta de autocontrolo das mesmas), (Barros e Barros, 1996).

Alguns autores apontam três pontos principais que identificam a criança com dificuldades de aprendizagem:

1) Discrepância notável entre o que teoricamente é capaz de fazer e o seu rendimento real;

2) Alterações desiguais nos processos de aprendizagem;

3) Que estes défices não sejam devidos propriamente ao atraso mental ou à pobreza ambiental (Barros e Barros, 1996).

Diversos autores apresentam algumas características que apresentam as crianças com dificuldades de aprendizagem:

- Perturbações da atenção com diversa etiologia (como é o caso de hipercinesia);

- Deficientes estratégias (meta) cognitivas;

- Dificuldades de linguagem (oral e escrita) e de cálculo;

- Dificuldades percetivo-motoras (Barros e Barros, 1996).

 

Etiologia e intervenção nas dificuldades de aprendizagem

Encontram-se várias vezes presentes muitos fatores simultaneamente em interação e provocando diversos tipos ou classes de deficiência de aprendizagem:

  1. Causas essencialmente orgânicas (neurofisiológicas), devido a transtornos do sistema nervoso central e que podem explicar a falta ou a quase incapacidade de concentração, dificuldades de lateralização, de memória ou de raciocínio, do sistema endocrinológico ou devido a saúde deficiente;
  2. Causas essencialmente psíquicas, tais como deficiências ou distúrbios intelectuais, afetivo-motivacionais, de personalidadeinstabilidade emotiva e a ansiedade;
  3. Causas ambientais: meio familiar degradado, sem qualidade educativa que pode privar a criança de experiências sensoriais precoces, com graves consequências, ou então levar a aprendizagem verbal deficiente, sendo o código linguístico importante na aprendizagem escolar
  4. Causas escolares (pedagógicas) ou institucionais, devido a professores menos competentes do ponto de vista científico, didático ou pedagógico, programas inadequados, falta de material didático, turmas demasiado grandes, espaço físico inadequando, etc. (Barros e Barros, 1996).
 
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