Escola da Ponte

 

A Escola EBI das Aves/S. Tomé de Negrelos

A Escola Básica Integrada das Aves/S. Tomé de Negrelos foi criada em 2001 em regime de experiência pedagógica, a partir do Agrupamento de Escolas de Aves/S. Tomé de Negrelos, e está sediada nas instalações da Escola do 1º CEB da Ponte nº1, situando-se no centro da Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso. As EBl's constituem uma entidade criada pela LBSE, correspondendo a uma dinâmica reorganizada, de acordo com o alargamento da escolaridade obrigatória para nove anos, reforçando a identidade institucional do Ensino Básico. As EBl's remetem para um modelo organizacional próprio, de acordo com as características intrínsecas do Ensino Básico e as características de organização e desenvolvimento curricular da Escola Básica, assente em processos de ação de participação e de autonomia (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

A EBI das Aves/S. Tomé de Negrelos é gerida por uma Comissão Executiva Instaladora (CI), constituída por um Presidente, uma Vice-Presidente e uma Secretária, recorrendo ao destacamento de professores, sob proposta deste órgão de gestão, autorizada pela DREN (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

A criação da EBI, posição adotada pelo ME, abriu expectativas de extensão do projeto ao 2° e 3° Ciclos, na comunidade educativa, pais, professores e alunos. Para além da extensão em termos de ciclos e anos de escolaridade, a criação da EBI envolveu também uma extensão da base de recrutamento, abrangendo potencialmente crianças de todas as escolas do Agrupamento e não apenas aquelas que tinham concluído o primeiro ciclo na ex-Escola da Pontenº1 (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

Na sua estrutura física, a Escola apresenta espaços diversificados, constituído por dois pisos, com duas salas cada um, ligadas por um núcleo comum, funcionando, no piso de entrada, a sala de iniciação, João de Deus (para os alunos que frequentam pela 1ª vez a Escola), e a sala de transição (para os alunos que, não tendo iniciado a sua escolaridade nesta Escola, necessitam de adquirir alguns hábitos de trabalho para passarem ao plano de desenvolvimento), sendo igualmente utilizada como sala de aulas diretas. Existe, ainda, neste piso, um espaço polivalente, que funciona como refeitório e sala de reuniões da Assembleia de Escola, uma pequena sala de professores, cozinha, espaços para arrecadação (equipamento e outros aprovisionamentos) e instalações sanitárias para crianças e adultos. No andar superior, a sala das Expressões, da Educação Artística e Tecnológica e instalações sanitárias para as crianças de ambos os sexos (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

A este edifício foram acrescentados em fases distintas, dois pavilhões pré-fabricados, designados por Pavilhão Rubem Alves e Pavilhão António Gedeão, onde funcionam, respetivamente, as áreas de Línguas e Estudos Sociais e as de Matemática e Ciências da Natureza (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

            A área envolvente, não coberta, é constituída por um campo de jogos, onde se realizam os recreios e outras atividades ao ar livre, e por uma zona ajardinada/arborizada. O recinto da Escola tem um gradeamento e a entrada faz-se por um portão largo em frente do edifício principal. Existe uma área residencial limítrofe à Escola e um jardim situado nas proximidades (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

Nos vários espaços da Escola existe bom equipamento informático (hardware e software), com ligação à Internet, e bibliográfico, materiais diversos e equipamento de laboratório e de experiências, de acordo com as aprendizagens que neles se realizam.

O horário de funcionamento atual é o de regime norma1 e, apesar das limitações do espaço físico para o número atual de professores e alunos desta Escola, estas são de alguma forma ultrapassadas pelo modo de gestão e de organização dos espaços e tempos de aprendizagem (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

Genericamente, os espaços proporcionados pelas escolas tipo P3 privilegiam a comunicação, libertam a criança da rigidez de espaços e mobiliários tradicionais, encorajando, fundamentalmente, as relações entre os alunos e entre estes e os educadores, mobilizando, igualmente, os professores para o trabalho em equipa. Esta configuração do espaço facilita a adaptação da organização escolar às diferenças individuais e à contínua aquisição de conhecimentos; permite os reagrupamentos funcionais de alunos; estimula nas crianças a multiplicação dos contactos pessoais e, por conseguinte, a sociabilização; facilita diferentes tipos de didática e pedagogia, favorecendo, igualmente, todas as formas de trabalho dos alunos (individual, em grupo e atividades livres) (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

 

1.2. Estrutura social e cultural

Os alunos que frequentam a EBI das Aves/S. Tomé de Negrelos constituem um total de 195, 104 do sexo feminino e 91 do sexo masculino (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

Neste estabelecimento de ensino enfatiza-se a atenção individualizada aos alunos, proporcionada pelo rácio professor/aluno, e a constante monitorização dos processos e percursos de todos os alunos (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

A equipa docente é constituída por quatro educadoras de infância e 23 professores, sendo nove do 1 ° Ciclo, quatro do 2° Ciclo, cinco do 2°/3° Ciclos, um do 3°Ciclo/ES e quatro do Ensino Secundário (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

Dos 27 docentes, nove lecionam nesta Escola há mais de dois anos, enquanto 11 lecionam apenas há um ano e sete exercem serviço há dois anos. Dos 11 professores que lecionam pela 1° vez na EBI, à exceção de dois que são do 1° Ciclo e de dois que são do Ensino Secundário, dos restantes sete, dois são do 2° Ciclo, quatro são do 2° /3° Ciclo e um é do 3° Ciclo (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

A formação contínua tem como objetivo principal adquirir a capacidade de

adquirir conhecimentos. A formação entendida como processo complexo de apropriação crítica e criativa de elementos científicos, culturais e técnicos implica a descentração do sujeito-agente de formação e a compreensão das intersubjectividades, solidariedades e autonomias vividas na resolução de problemas comuns. A Associação de Pais constitui, atualmente, um recurso importante na organização e manutenção de serviços e atividades, tais como o refeitório, os tempos livres, as colónias de férias, etc. O jornal escolar Dia-a-Dia constitui um dos elementos de ligação entre a escola e a família, fazendo circular informação sobre as experiências e projetos desenvolvidos pelos diferentes elementos da comunidade educativa (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

Assim, podemos referir que a imagem ou metáfora que melhor define a organização e o funcionamento desta Escola é a da democracia, no sentido de comunidade educativa, assente na participação, descentralização e colaboração (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

Neste sentido, pode afirmar-se que a organização e o funcionamento desta Escola afastam-se quer das imagens da escola como empresa/burocracia, quer da de anarquia e arena política (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

A EBI das Aves/S. Tomé de Negrelos tem uma cultura própria, uma ideologia específica, procurando simultaneamente a equidade e a excelência. (Raposo, Bidarra, Figueira, 2003).

Segundo o site oficial da escola da ponte sediada em santo tirso,"educar é como viver, exige a consciência do inacabado, porque a história em que me faço com outros (...) é um tempo de possibilidades e não de determinismo" (Paulo Freire). 

Esta instituição rege-se segundo alguns princípios:

- Concretizar uma efetiva diversificação das aprendizagens tendo por referência uma política de Direitos Humanos;

- Garantir a igualdade de oportunidades educacionais e de realização pessoal a todos os cidadãos;

 

- Promover, nos diversos contextos em que decorrem os processos formativos, uma solidariedade ativa e uma participação responsável.

 

 

Para mais informação ver em:

www.escoladaponte.pt/site/index.php?option=com_content&view=article&id=24&Itemid=278

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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