O jogo
O jogo como recurso para conhecer a realidade social
Os jogos e brinquedos podem simular situações sociais e transmitir informações, atitudes e valores acerca do mundo. É através dos jogos que as crianças vão aprendendo a ser meninos e meninas. Para Santomé (2008), desde cedo que as crianças nas suas brincadeiras executam o que é ‘adequado’ e o que faz parte dos papéis ‘oficiais’ vigentes.
Além disto, os jogos também podem servir para aproximar meninas e meninos no que toca a valores, destrezas e modos de vida da sua comunidade. Ao analisar jogos e brinquedos infantis, Santomé (2008) refere que deste modo se pode detetar os seus preconceitos, conhecimentos erróneos e expectativas.
Com o crescimento “os diversos aspetos do jogo vão ficando cada vez mais submetidos à influência de fatores culturais e ambientais, que selecionam e elaboram certas classes de comportamentos e não fomentam, em troca, outros” (Garvey, 1978).
Em suma, os jogos refletem os modos de vida da sociedade que os fabrica e a visão que a comunidade tem sobre o futuro, refletindo-se nas atitudes, destrezas e valores (Santomé 2008).