Aspiração & Motivação

1 - Nível de aspiração

A aspiração à aprendizagem consiste na valorização do sucesso a médio ou longo prazo, o que exige determinadas competências. Trata – se de uma disposição geral para aprendizagens complexas e prolongadas, que pressupõem um alto nível de auto – confiança e de motivação para a realização. O nível de aspiração e por isso mais uma variável motivacional indispensável para uma boa aprendizagem.

Em geral, os estudos demonstram que os alunos com um maior nível de aspiração obtêm mais sucesso que os com baixo nível de aspiração, além de apresentarem níveis mais elevados de motivação para evitar ou fugir ao fracasso.

Um estudo de Bar – tal et al. (1980), pôde concluir que os alunos com crenças internas expressam um mais alto nível de aspiração, menos ansiedade e maior sucesso que os alunos com crenças externas (Barros e Barros, 1996).

 

2 -Motivação para o sucesso

A motivação para a realização foi definida como “os esforços para aumentar ou conservar tão alto quanto possível a atividade de um indivíduo em todas as ações em que se possa aplicar uma norma de excelência e em que a execução de tais actividades possa resultar em sucesso ou insucesso” (Heckhausen, 1967, pp. 4 – 5). A teoria da motivação para a realização focaliza – se em duas vertentes: a motivação para alcançar o sucesso e a motivação para evitar o fracasso. Estas motivações são geralmente consideradas como diferenças individuais relativamente estáveis (Barros e Barros, 1996).

2.1 - Pessoas Com  Alta Motivação Para o Sucesso

Esta teoria estimulou uma grande quantidade de investigações relativas às características individuais das pessoas com alta motivação para o sucesso. Assim, verificou – se que elas preferem:

2.      Situações em que podem assumir responsabilidade pessoal pelos resultados dos seus esforços;

3.      Gostam de controlar os seus próprios empreendimentos em vez de deixarem as coisas entregues ao destino ou à sorte;

4.      Gostam de formular juízos independentes mais do que orientar – se pelas opiniões dos outros;

5.      Preferem actividades que implicam riscos moderados;

6.      Têm uma perspetiva mais ampla do tempo futuro;

7.      Gostam de obter feedback concreto, regular e imediato acerca dos seus desempenhos.

As pessoas com alta motivação para a realização mostram ainda maior persistência e desempenhos mais elevados em diferentes tarefas (Barros e Barros, 1996).

 

             2.1.1 Estudos no campo pedagógico (relação com outras variáveis)
 

Edwards e Waters (1981) verificaram que a motivação de sucesso estava significativamente correlacionada com o desempenho escolar, em estudantes universitários.

Wueiner e Kukla (1970) empreenderam uma série de experiências para investigar a relação entre a motivação de sucesso e a perceção causal. Os resultados indicaram que os indivíduos mais motivados assumem responsabilidade pessoal pelos resultados do seu comportamento, enquanto que os indivíduos com baixa motivação veem os seus desempenhos como independentes da sua capacidade e do seu esforço (Barros e Barros, 1996).

Pode concluir – se que, a relação entre locus de controlo e motivação de sucesso é relativamente modesta. Na verdade, embora as pessoas com alta motivação para a realização possuam em geral uma orientação de controlo interno, o inverso não se verifica, ou seja, uma crença de controlo interno não requer que o indivíduo possua uma alta motivação para o sucesso. De facto, muitas pessoas podem ser internas mas interessarem – se muito pouco por obter sucesso académico (Barros e Barros, 1996).

 

 

 

 

 

 

 

 

Contactos

Portefolio de Educação
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Cláudia Fernandes- 2012156304
Daniela Valério- 2012158158
Mariana Santos- 2012135744
Rute Moreira- 2012153524

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode