Teoria Psicometrica ou dos Traços

 

Teoria clássica muito versátil e que pode englobar nomes como Allport, Cattell, Eysenck. Uns autores insistem mais nos tipos ou nos traços de personalidade, sem propriamente o tentar quantificar e medir, enquanto outros procuram dar – lhes uma base psicométrica, usando particularmente o processo estatístico da análise fatorial (daí poder – se denominar também esta corrente como teoria fatorial) (Barros e Barros, 1996).

Eysenck

Eysenck através da análise fatorial procura reduzir o menor número possível os traços ou dimensões da personalidade, arrumando – os em quatro sectores ou fatores:

A personalidade é composta por uma série de disposições ou ações que se organizam de forma hierárquica: no topo aparecem os “tipos”, que se obtêm a partir das intercorrelações entre diversos “traços”; seguem – se as “respostas habituais”, e finalmente as “respostas específicas”. Quando as respostas específicas se repetem, formam – se os hábitos, e estes, relacionados entre si, formam traços que, ao organizarem – se numa estrutura superior, originam os tipos (Barros e Barros, 1996).

Eysenck, passando questionários a milhares de soldados e sujeitando – os à análise factorial, identifica duas dimensões bipolares da personalidade – introversão/extroversão, estabilidade emotiva/neuroticismo – e posteriormente uma terceira: normalidade/psicoticismo.

 

Sabe mais com:

books.google.pt/books?hl=pt

books.google.pt/books?hl=pt-PT&lr=&id=unee8oL0OgwC&oi=fnd&pg=PR10&dq=eysenck%27s+theory+of+personality&ots=muTjxQiuCc&sig=Krl4g8bFl3d5PCC1u4CbPv64PYM&redir_esc=y#v=onepage&q=eysenck's%20theory%20of%20personality&f=false

 

 

 

 

 

 

 

Contactos

Portefolio de Educação
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Cláudia Fernandes- 2012156304
Daniela Valério- 2012158158
Mariana Santos- 2012135744
Rute Moreira- 2012153524

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode