Criatividade
Pode ser definida como originalidade, inspiração, invenção, intuição ou sensibilidade. Alguns autores referem-se a ela como um fator de inteligência, como uma destreza ou estilo cognitivo (Barros e Barros,1996).
Rouquette (1981) afirma que a noção de criatividade “é uma das mais mal definidas e ao mesmo tempo das mais fascinantes” e define-a como um “conjunto de comportamentos desenvolvidos como resposta a certo tipo de situação”.
Para Guilford (1967) esta resulta da combinação integrada de seis fatores:
- Sensibilidade geral aos problemas;
- Fluidez de pensamento;
- Originalidade;
- Tendência para dar respostas idiossincráticas;
- Capacidade de redefinição do material;
- Elaboração semântica.
Educar com (e para a) criatividade
Piaget (1964) e Guilford (1967) defendem que o objetivo principal da educação consiste em desenvolver homens criativos, capazes de criar novas coisas e não apenas repetir o passado.
A importância da criatividade manifesta-se na motivação pois gera motivação interna. O método criativo é um desafio à aprendizagem (Barros e Barros, 1996).O professor deve educar de uma forma criativa e espontânea, dando ao aluno segurança e liberdade, ao mesmo tempo que treina o aluno para ser criativo na sua forma de estudar, e na sua capacidade para enfrentar e resolver problemas futuros.
Ler para saber mais:
periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/6477/5235
repositorio.uma.pt/bitstream/10400.13/539/1/MestradoRaquelOliveira.pdf
www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t9/t9c326.pdf