Criatividade

 

Pode ser definida como originalidade, inspiração, invenção, intuição ou sensibilidade. Alguns autores referem-se a ela como um fator de inteligência, como uma destreza ou estilo cognitivo (Barros e Barros,1996).

Rouquette (1981) afirma que a noção de criatividade “é uma das mais mal definidas e ao mesmo tempo das mais fascinantes” e define-a como um “conjunto de comportamentos desenvolvidos como resposta a certo tipo de situação”.

 Para Guilford (1967) esta resulta da combinação integrada de seis fatores:

  • Sensibilidade geral aos problemas;
  • Fluidez de pensamento;
  • Originalidade;
  • Tendência para dar respostas idiossincráticas;
  • Capacidade de redefinição do material;
  • Elaboração semântica.

 

Educar com (e para a) criatividade

Piaget (1964) e Guilford (1967) defendem que o objetivo principal da educação consiste em desenvolver homens criativos, capazes de criar novas coisas e não apenas repetir o passado.

A importância da criatividade manifesta-se na motivação pois gera motivação interna. O método criativo é um desafio à aprendizagem (Barros e Barros, 1996).O professor deve educar de uma forma criativa e espontânea, dando ao aluno segurança e liberdade, ao mesmo tempo que treina o aluno para ser criativo na sua forma de estudar, e na sua capacidade para enfrentar e resolver problemas futuros.

 

Ler para saber mais:

periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/6477/5235

repositorio.uma.pt/bitstream/10400.13/539/1/MestradoRaquelOliveira.pdf

www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t9/t9c326.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

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