Oito Quadros da Mente de Gardner

 

Howard Gardner acredita existirem muitos tipos de inteligência ou quadros da mente, elas são descritas aqui com exemplos das ocupações que refletem as suas forças, (Santrock, 2006):

               O projeto Espectro foi uma tentativa inovadora de Gardner de observar os 8 tipos de inteligência nas crianças, partindo do princípio que todos os estudantes têm a capacidade para desenvolver uma ou mais áreas fortes. Para este autor, o ambiente de sala de aula oferece ao aluno um conjunto de materiais que lhe permitem estimular a gama de inteligências. Assim, os professores não tentam evocar uma inteligência diretamente, pois pelo agrupamento homogéneo de actividades os professores com as suas actividades trabalham domínios de inteligência simultaneamente. Por exemplo, a observação do habitat naturalista das espécies pelos alunos, permite que estes comparem e explorem, fazendo com que trabalhem as suas capacidades sensoriais mas também as suas capacidades analíticas lógicas. Já na área do contar histórias, as crianças criam contos imaginativos que os fazem usar adereços e estruturar os cenários, encorajando os estudantes a usar as suas capacidades linguísticas, dramáticas e imaginativas. Este projeto tem 12 áreas que têm como objetivo eliciar e melhorar as múltiplas inteligências dos estudantes, identificando para tal as capacidades que faltam numa turma regular (Santrock, 2006).

 

Aprofundar as leituras com:

chasqueweb.ufrgs.br/~leticiastrehl/HowardGardner.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

Contactos

Portefolio de Educação
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Cláudia Fernandes- 2012156304
Daniela Valério- 2012158158
Mariana Santos- 2012135744
Rute Moreira- 2012153524

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode